Pular para o conteúdo principal

Como criar uma proposta de redação?


Diário, se não fosse você não teria com quem conversar.
Meu dia foi pesado.
Ainda bem que não só me ouve como também responde. O quê? Não gostou do clichê " dia pesado"?
Pare com isso. O que poderia usar em lugar de dia pesado? Nem sabe, não é? Besta!
É que isso de a gente ter de estudar o tempo todo e nem sempre render me aborrece. A pobreza vocabular vem dos aborrecimentos consigo mesmo. 
Não rendeu meu estudo,  porque... parece que há uma outra pessoa dentro da gente que, em alguns dias, só quer disfarçar e enrolar.  Abre a geladeira, come canjica; liga a televisão; olha o facebook, posta um cachorro lindo!
Mas preciso fazer uma proposta sobre democracia para meus alunos. E tudo precisa ficar claro para que todos entendam. Porque nem todo mundo entende bem o que seja democracia. Nem eu! Sou professora de redação, entendo de paralelismo verbal e semântico, coerência, coesão...
Nem a Karem - a quem conheci no face - que me perguntou: será que o Brasil vive uma democracia? Em que grau? 
Preciso voltar à Grécia e buscar ler a respeito das premissas desse sonho. Será um sonho? Uma utopia? Não, pois o conceito é regrado. 
O jeito é mergulhar no Google e começar a ler o básico.
Meus livros precisam tomar sol. Devem estar com cheiro de mofo.
Volto já.

* * * 

Achei um texto. Parece bom, é assinado por um um homem sério, há a foto dele. https://educacao.uol.com.br/colunas/guilherme-cabral/2017/07/03/vivemos-uma-democracia.htm
Amanhã cedo a proposta ficará pronta.
Mas só isso é pouco. Vou atrás de outros textos.

* * * 
Hum... Este parece bem atual: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/06/1889337-em-carta-diplomatas-do-itamaraty-pedem-renovacao-do-dialogo.shtml


* * *

Olha este: ''Segundo o professor da Universidade da Califórnia e assessor de tecnologia da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, o fluxo de dados entre cidadãos e governantes pode nos levar a uma "ditadura da informação", algo imaginado ... - Veja mais em https://tecnologia.uol.com.br/noticias/bbc/2017/04/09/despreparada-para-era-digital-a-democracia-esta-sendo-destruida-afirma-guru-do-big-data.htm?cmpid=copiaecola

 * * * 

Isso de acharem que o volume de informações compromete a democracia parece besteira, Diário. Mas vou ler. Amanhã cedo, já amarro um turbante que ajuda a pensar melhor. Tenho isso, pode ser superstição, mas eu me sinto melhor com um pano atado à cabeça quando vou estudar. 

* * *
Estudar pede um ritual. Acho que o homo sapiens não nasceu para pensar, mas correr pelos pastos e tocar viola. Começou a pensar demais, criou uma mesa, colocou papéis, fez livros. Mas o fato é que ficamos aflitos quando permanecemos horas estudando. Não é?
Por isso, crio brincadeiras comigo mesma. E, às vezes, saio andando pela rua para me distrair.
O problema é quando não rendo. E hoje não rendi. Melhor me perdoar e amanhã estudar do jeito ideal.
Gosto de estudar. O problema é a angústia de não estar rendendo. Você sente isso, Diário?

* * *
Olha aqui, isto parece utilíssimo! Preciso dissecar mais o sentido de democracia.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/democracia-1-como-e-para-que-se-estabelece-um-governo-democratico.htm


* * *
Lembrei-me duma coisa. O Gabeira escreveu um texto outro dia. Preciso buscar. 
Mas não agora. Minha cachorra não para de me encarar e... penso que é hora de lhe dar carinho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resposta com a questão da velha a esperar

''Na frase: Esperou. Os meses foram passando. A velha senhora às vezes sentava. É correto falar que a Esperar indica uma ação de passado, dentro de um espaço de tempo determinado?'' RESPOSTINHA  Achei a sua pergunta meio confusa. O professor - aí embaixo-  explicou de modo bacana, ele é muito bom.  Mas me diga exato como seria a sua construção, usando o ‘ a esperar ’.   Onde, nesse excerto, você quereria ter colocado ‘ a esperar’? No começo? Não faria sentido algum. Ou melhor, ficaria estranho à beça. A não ser que a construção proviesse de um autor mais   ' quebrador' de paradigmas sintáticos, um guimarães rosa. ‘ ’A esperar. Os meses foram passando. A velha senhora às vezes sentava’’. Vou arrumar essa estrutura dum jeito legal. Veja se curte. Os meses foram passando. A velha senhora, às vezes, sentava   a  esperar. Perceba que, se nesse trecho da narrativa, TUDO estiver no passado, o ‘a esperar’ será um 'rabicho do passado

NÃO VÁ FAZER ENEM SEM SABER SOBRE A GERAÇAO Z

RECORTE TEMÁTICO – COMPORTAMENTO HUMANO NO VÍDEO DO FCB, UMA ORIENTAÇÃO PARA A LEITURA https://www.facebook.com/aula.de.redacao.online/videos/936139490091298/ TEXTO 1 Muitos de nós já tivemos aquele amigo ou amiga que, durante a adolescência, mentia para os pais sobre onde estariam na sexta ou no sábado à noite. Em vez de estar “na casa da Maria assistindo a um filme”, iam tentar entrar em alguma boate para maiores de idade. As coisas parecem ter mudado: os  jovens pertencentes às novas gerações  preferem inventar desculpas aos amigos para passar as noites dos dias livres em casa. Aparentemente, trata-se de uma questão geracional: em geral, os mais jovens saem menos em noitadas. Algo que se reflete nos dados de atividades relacionadas à vida noturna. De acordo com uma pesquisa realizada pela Berenberg Research em 2018, as gerações mais jovens estão reduzindo os dados do consumo de álcool. A tendência começou com os  millennials , definidos pelo Pew Research

Análise conversa em poema de Ana Cristina César

O tempo fecha. Sou fiel os acontecimentos biográficos. Mais do que fiel, oh, tão presa! Esses mosquitos que não largam! Minhas saudades ensurdecidas por cigarras! O que faço aqui no campo declamando aos metros versos longos e sentidos? Ah que estou sentida e portuguesa, e agora não sou mais, veja, não sou mais severa e ríspida: agora sou profissional. ( A TEUS PÉS. ANA CRISTINA CESAR)  Eneas – Rose, não entendo nada deste poema. Essa poetisa é meio louca? Rose - Claro que não. Era lúcida demais. Fazia parte da turma que distribuía poemas xerocados (  mimeografados , melhor dizendo, usavam um aparelho parecido ao de Xerox), pois não queria passar pelas editoras. Era o tempo da ditadura, escrever era perigoso, havia censura, cadeia, tortura. Então os textos são herméticos, mais difíceis de compreensão. E, sobretudo, livres, meio nonsense. Mas não deixam de lado os paradigmas dos modernistas... Preste atenção a isso! Eneas- O que ela quer diz